Tire suas dúvidas

O que é diálise?

A diálise é um tratamento que substitui as funções exercidas pelos rins saudáveis. Ela é necessária quando seus próprios rins já não conseguem mais cuidar das necessidades do seu corpo.

O que a diálise faz?

Quando os rins param de funcionar, a diálise mantém seu corpo em equilíbrio por:

  • Remover o excesso de água, sal e outros resíduos para evitar que eles se acumulem no organismo
  • Manter um nível seguro de certas substâncias químicas no sangue, tais como potássio, sódio e bicarbonato
  • Ajudar a controlar a pressão arterial

Onde a diálise é feita?

A diálise pode ser feita dentro de um hospital, em uma clínica satélite, que não é parte de um hospital, ou em casa. Você e seu médico irão decidir qual é a melhor opção, com base em sua condição médica e nos seus desejos.

Existem tipos diferentes de diálise?

Sim, existem dois tipos de diálise: Hemodiálise e Diálise Peritoneal

O que é Hemodiálise?

É um tratamento no qual uma máquina e um rim artificial (dialisador), que funciona como um filtro, são utilizados para remover o excesso de líquidos e de certas substâncias químicas do corpo do paciente.

Nesse tipo de tratamento, para que o sangue do paciente possa passar pelo dialisador, os médicos precisam fazer um pequeno acesso vascular no braço do paciente chamado de fístula. Caso o paciente não esteja apto para esse tipo de acesso, o tratamento também pode ser realizado por catéteres.

É importante lembrar que o sangue nunca sai do paciente, ele apenas fica circulando por um conjunto de linhas e pelo dialisador e depois é devolvido ao paciente já sem o excesso de líquidos e de substâncias químicas.

Quanto tempo dura o tratamento por Hemodiálise?

Geralmente o tratamento de hemodiálise dura 4 horas e é feito 3 vezes por semana.

O que é diálise peritoneal?

É uma opção de tratamento na qual o sangue do paciente é filtrado dentro do seu próprio corpo. O médico irá fazer uma pequena cirurgia para implantar um cateter no abdômen do paciente para fazer um acesso. Durante o tratamento, que ocorre em casa e diariamente, a área abdominal do paciente (chamada de cavidade peritoneal), é vagarosamente preenchida por um líquido chamado de dialisato pelo cateter. O sangue então circula pelas artérias e veias da cavidade peritoneal e o excesso de líquidos e substâncias químicas passa do sangue para o dialisato e é então removido do corpo do paciente.

Há quanto tempo existe o tratamento por diálise?

A hemodiálise e a diálise peritoneal têm sido feitas desde meados da década de 1940. A diálise, como um tratamento regular, foi iniciada em 1960 e é agora um tratamento padrão em todo o mundo. A diálise peritoneal começou regularmente em 1976.

Os pacientes de diálise se sentem normais?

A maioria dos pacientes vivem vidas normais, exceto pelo tempo necessário para os tratamentos. A diálise geralmente faz o paciente se sentir melhor, pois ajuda a controlar muitos dos problemas e sintomas causados ​​pela insuficiência renal.

Os pacientes de diálise podem viajar?

Sim, há centros de diálise localizados em todas as partes do Brasil e o tratamento é padronizado. O paciente precisa pedir autorização do SUS ou do seu convênio e entrar em contato com a clínica local para saber se há vagas disponíveis no período que ele deseja viajar.

Os pacientes de diálise podem continuar trabalhando?

Muitos pacientes trabalham antes ou depois das suas sessões de diálise. Você pode escolher o horário que melhor se encaixe com seu horário de trabalho.